top of page

Desenvolvimento infantil

     Conhecer as caraterísticas dos alunos enquanto professores é essencial, pois é em função deles que a aula é construída.

 

     O ensino pré-escolar detém uma função importantíssima no desenvolvimento do individuo porque para muitos, este é o primeiro contacto com uma etapa larga de aprendizagens escolares.

 

     A criança encontra-se em idade pré-escolar dos três aos cinco anos.

     Segundo Piaget (Cavicchia, s.d.) a criança encontra-se no estadio pré-operatório ou simbólico, passando da inteligência sensorial e motora (do estadio anterior) para a inteligência representativa (dos estadios seguintes). A criança é capaz de visualizar através de símbolos o que evoca, relacionando-os com as suas experiências pessoais – egocentrismo intelectual - em que o seu raciocínio atua por transdução, analogia.

     Nesta fase a criança aprende por imitação, através de um modelo, adquirindo a linguagem e a forma.

     Segundo a teoria psicossocial de Erikson (Marques, outubro, 2015d) o ensino pré-escolar desenvolve crianças que se encontram na 2ª e 3ª idade, passando respetivamente pelas crises autonomia vs dúvida/vergonha e iniciativa vs culpa.

     Estas crises a que Erickson se refere são fundamentais no desenvolvimento humano, porque através delas é possível a aquisição de capacidades. No final da 2ª idade a criança deve ser capaz de realizar as tarefas de forma autónoma sem sentimento de vergonha, enquanto que no final da 3ª idade ela será capaz de explorar novas situações.

    A aprendizagem por imitação e modelo, referida por Piaget é um dos princípios chave da teoria da aprendizagem social, desenvolvida por Bandura, denominado de modelação.

     O desenho é uma representação importantíssima nesta fase e onde é possível observar o desenvolvimento a acontecer. Durante os primeiros dois anos somente faz rabiscos sem qualquer significado, enquanto que aos três anos já desenha círculos, riscos, espirais e atribui significado ao que desenha. Aos quatro anos consegue desenhar sentimentos e apesar de ainda não desenhar com atribuição real de cores e tamanhos, já entende o que desenha.

 

     Segundo Marques (outubro, 2015d) a criança em idade pré-escolar apresenta as seguintes caraterísticas:

  • Sócio afetivas

- é individualista;

- é egocêntrica;

- procura ajuda do adulto para atingir os seus objetivos;

- adora realizar atividades expressivas livres;

- gosta de atividades de curta duração;

- gosta de atividades repetitivas.

 

  • Psíquicas e cognitivas

- não se consegue concentrar por largos períodos de tempo;

- explora pelo prazer de brincar, sem interesse no objetivo final;

- é imaginativa e curiosa;

- é barulhenta;

- é imitativa;

- gosta de ritmo;

- desenvolve noções de espaço, tempo e esforço que possibilitam o aumento da coordenação motora;

- aprende cores, texturas, pesos e sons;

- a linguagem motora antecede a linguagem verbal.

 

  • Físicas e motoras

- aumento da coordenação motora;

- desenvolve a capacidade de equilíbrio e por consequência a amplitude de movimentos;

- aprende a manipular o seu próprio corpo;

- é dotada de energia motora;

- consegue organizar de forma mais fluida o seu plano motor;

- demonstra interesse por atividades de motricidade grossa, onde possa utilizar grupos musculares maiores, no entanto já demonstra interesse em atividades de motricidade fina;

- adora brincar com todos os objetos que vê;

- já domina algumas ações motoras básicas.

 

 

 

Desta etapa do desenvolvimento, podemos concluir a importância extrema do modelo, da empatia e do jogo didático, que combina as vertentes motoras, sensoriais e cognitivas na experimentação e exploração através do seu corpo (Marques, outubro, 2015d).

 

A educação pré-escolar na dança existe em cursos livres, projetos em infantários e pode existir no ensino articulado como pré - iniciação.

 

 

 

 

 

    

 

 

 

 

     Desta etapa do desenvolvimento, podemos concluir a importância extrema do modelo, da empatia e do jogo didático, que combina as vertentes motoras, sensoriais e cognitivas na experimentação e exploração através do seu corpo (Marques, outubro, 2015d).

 

     A educação pré-escolar na dança existe em cursos livres, projetos em infantários e pode existir no ensino articulado como pré - iniciação.

 

    

    Joana Raposo | Mestrado em Ensino de Dança | 15 de fevereiro de 2016

    bottom of page